Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Postagens populares

Categorias

Edit Template

BALI INDONÉSIA

A história de Bali começa aproximadamente no ano 2500 a.C, quando um povo asiático migrou para a ilha.  

Os primeiros relatos da existência de Bali aparecem a partir do século VIII. No entanto, sabe-se que, ao final da pré-história, os hindus já haviam chegado à zona por meio da Península Indostânica, Java e Sumatra, bem como da presença da cultura chinesa no século VII.

Documentos datados do século X falam sobre uma dinastia governante em Bali, independente de Java. Desde então, as histórias de Java e Bali sempre foram entrelaçadas.

Bali foi independente até o século XIII, quando passou a depender dos reis de Singhasari, um reino de Java.

Em 1343, Bali, com a oposição dos balineses, passou a fazer parte do Império Javanês de Madjapahit, que havia substituído o reino de Singhasari.

No final do século XV, Bali independizou-se de Java. No século XVI, é criado em Bali o reino de Gelgel. O rei Dalem Waturenggong chegou inclusive a conquistar parte da ilha de Java.

O século XVI é o Século de Ouro de Bali. A chegada do islamismo a Java contribuiu para isso, já que grande parte da aristocracia, dos intelectuais e artistas javaneses emigraram para Bali, de tal forma que seu peso e influência na região passou  a ser muito importante e a ilha se converteu no centro da cultura indojavanesa.

No final do século XVI, começou uma época de instabilidade, com guerras internas que favoreceram o nascimento de diversos reinos em Bali.

A chegada dos holandeses

Em 1585, os portugueses chegaram à ilha e, em 1597, foi a vez dos holandeses. O holandês Cornelis Houtman reclamou Bali para a coroa holandesa e, seis anos mais tarde, a todo-poderosa Companhia Holandesa das Índias Orientais chegaria à ilha, onde se dedicou ao comércio do ópio e de escravos.

Em 1743, o príncipe de Surakarta de Java cedeu seus direitos aos holandeses.

Em meados do século XIX, os holandeses decidiram controlar a ilha pela força e iniciaram sua conquista, com conflitos que não terminariam até 1908.

Em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, o exército japonês ocupou Bali, que foi liberada pelos aliados em 1945.

Em 1946, a ilha foi ocupada novamente pelos holandeses, que tinham o propósito de seguir controlando a colônia, mas chocaram com o poder do jovem Sukarno, que conseguiria a independência de toda a Indonésia, em 1949.

Desde então, Bali pertence à República da Indonésia.

Bali é hoje uma ilha exótica, com muitos atrativos para o turismo, incrível beleza natural e uma cultura milenar que cativa seus visitantes.  

A ilha de Bali situa-se 3,2 km a leste da ilha de Java, da qual está separada pelo estreito de Bali. O comprimento da ilha na direção leste-oeste é de aproximadamente 153 km de comprimento e a largura é cerca de 112 km na direção norte-sul. A Província de Bali inclui algumas pequenas ilhas próximas e tem 5 636,7 km quadrados de área. Segundo o censo de 2010 tinha 3 890 757 habitantes e estimava-se que 2015 tivesse 4 152 800 (densidade: 736,7 hab./km quadrados).

Na parte central da ilha há diversas montanhas com mais de 2 000 m de altitude. As mais altas estendem-se para leste desde a parte central. A grande montanha mais oriental e a mais alta da ilha é o monte Agung, com 3 142 m, conhecida como a “montanha-mãe”, um vulcão ativo que é considerado um o local do mundo onde é mais provável que ocorra uma erupção massiva nos próximos 100 anos. A natureza vulcânica da ilha contribuiu para a sua fertilidade excecional e as altas cadeias montanhosas providenciam uma elevada precipitação que suporta a agricultura para cuja elevada produtividade contribuem sistemas de irrigação muito elaborados, nomeadamente o subak. A sul das montanhas situa-se uma área com declive constante onde se produzem imensas colheitas de arroz de Bali. Na parte norte, as encostas das montanhas são mais íngremes e vão até ao mar. É lá que se situam as principais plantações de café, além de arroz, hortaliças e gado. A ilha não tem grandes rios navegáveis, embora o rio Ho seja navegável por pequenas sampanas. O rio mais extenso é o Ayung, com aproximadamente 75 km de comprimento.

A principal área protegida da ilha, o Parque Nacional Bali Barat (Parque Nacional de Bali Ocidental), situa-se na extremidade ocidental da ilha. Na extremidade sul da ilha, a península de Bukit, concentram-se numerosos empreendimentos turísticos, construídos sobretudo a partir da década de 2000. Bali está rodeada de recifes de coral. As praias da costa sul são geralmente de areia branca, enquanto que as do norte e oeste são de areia negra. Desde o início do século XXI que tem havido algum desenvolvimento turístico nas praias de areia negra entre Pasut e Klatingdukuh, mas à parte do templo costeiro de Tanah Lot o turismo na região não é significativo. Imediatamente a sudeste de Bali encontram-se três pequenas ilhas que em termos administrativos fazem parte da regência de Klungkung de Bali:  Nusa Penida, Nusa Lembongan e Nusa Ceningan, as quais estão separadas de Bali pelo estreito de Badung.

A leste, o estreito de Lomboque separa Bali da ilha de Lomboque e pr ele passa a Linha de Wallace, que marca a divisão biogeográfica entre as faunas distintamente diferentes da ecozona indo-malaia, a oeste, e da Australásia, a leste. Quando os níveis dos oceanos baixaram durante a glaciação quaternária, o Bali esteve ligado a Java, Sumatra e à Ásia continental e teve fauna asiática, mas a profundidade do estreito de Lomboque fez com que a ilha de Lomboque e as Pequenas Ilhas da Sonda  permanecessem isoladas.

Clima

Situando-se a apenas 8 ° a sul do Equador, Bali tem um clima praticamente igual durante todo o ano. A temperatura anual média é cerca de 30 graus e a umidade relativa aproximadamente 85%. As temperaturas médias nas zonas baixas variam entre os 20 e 33 °C, mas por vezes nas montanhas as temperaturas são bastante mais baixas. A monção de ocidente ocorre aproximadamente entre outubro e abril, geralmente trazendo consigo muita chuva, especialmente entre dezembro e março. Fora do período de monção, a umidade é relativamente baixa e as chuvas são raras nas áreas de baixa altitude.

A estação alta do turismo é durante a estação seca, em julho e agosto, e durante a Páscoa  e Natal, quando o clima é muito imprevisível.

Dica Extra.

Quando visitar a Indonésia, não deixe de conhecer a Ilha de Komodo também.

Compartilhar artigo:

Arthur

Olá, meu nome é Arthur.

Aqui eu compartilho com vocês um pouquinho das minhas viagens e também dou dicas para te ajudar nas suas viagens.

Você também pode gostar:

Arthur

Olá, meu nome é Arthur.

Aqui eu compartilho com vocês um pouquinho das minhas viagens e também dou dicas para te ajudar nas suas viagens.

Siga no Instagram

Postagens recentes

  • All Post
  • Uncategorized
  • Viagens

Junte-se à família!

Inscreva-se para receber uma Boletim informativo.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Tags

Edit Template

Postagens populares

Notícias quentes

Sobre

Olá, meu nome é Arthur, fico muito feliz que você tenha chegado até aqui! Esse é um espaço muito especial do blog. 

Aqui eu compartilho com vocês um pouquinho das minhas viagens e também dou dicas para te ajudar nas suas viagens.

 

Tags

Postagem recente

  • All Post
  • Uncategorized
  • Viagens

© 2025 VIAJOMUNDO