Inclua Komodo no seu roteiro e conheça um dos destinos mais lindos da Indonésia!
Sem dúvidas um dos pontos altos da viagem pela Indonésia é conhecer Komodo. Um passeio por essa região é garantia de um visual incrível, ilhas e praias paradisíacas com areia rosa(!!), muita natureza, aventura na medida certa, vida selvagem e, claro, o grande encontro com os dragões de Komodo. Confira as melhores dicas para esse destino incrível da Indonésia e veja tudo que você precisa saber para curtir esse paraíso ao máximo! O Parque Nacional de Komodo fica ao leste da província de Nusa Tenggara. O Parque é composto de várias ilhas, incluindo as 3 principais que você deve visitar: Ilha de Komodo, Ilha Rinca e Ilha Padar. Esse é o único lugar do mundo onde você pode ficar cara a cara com um dragão de Komodo. Mas não pense que tudo nessa região se resume aos dragões de Komodo. Aqui você encontra algumas das praias mais lindas da Indonésia, incluindo praias com areia rosa! Some a isso os melhores pontos de mergulho e snorkel, com tartarugas, mantas e corais de encher os olhos de cor. Hospedar-se nas 3 ilhas principais do Parque Nacional de Komodo é algo extremamente restrito. Por isso, é na ilha vizinha Flores que se concentram as opções de acomodação, mais precisamente na cidade de Labuan Bajo. É aqui também que fica o aeroporto. Para conhecer Flores e visitar as Ilhas de Komodo, Rinca e Padar, você pode seguir as seguintes dicas: Dormir em Labuan Bajo. Você poderá usar Labuan Bajo como base, já que essa é a principal cidade e ponto de partida para os passeios. Porém, Labuan Bajo fica distante das demais ilhas e o tempo de viagem pode ser bem longo, levando no mínimo 2 horas até Komodo e 3 horas até Rinca e Padar. Ou seja, ficar hospedado todo o período da viagem somente em Labuan Bajo pode ser cansativo e tomar muito do seu tempo. Se fizer isso, você deverá acordar no mais tardar às 5h da manhã para encarar o longo percurso dos passeios. Dica | O melhor a fazer é dormir a primeira noite em Labuan Bajo e, no dia seguinte, partir pro tour de barco com pernoite, que mostro a seguir.
Eco Tree O’Tell
Uma opção no centro da cidade é o Eco Tree O’tel. Fica próximo da maioria dos restaurantes, bares, agências de viagem e do píer onde saem os barcos para os passeios. Se você gosta de lugares mais movimentados ele pode ser o melhor para você.
Sunset Hill
Na parte alta da cidade fica o Sunset Hill. O restaurante e alguns quartos tem essa vista incrível pro mar, e que você ainda pode assistir ao pôr do sol ali, sentado, tomando uma Bintang gelada (cerveja local), não tem preço! Esse hotel é uma excelente opção principalmente pra quem não viaja sozinho.
Tour de barco com pernoite
O que a maioria das pessoas faz é fechar um tour de barco de 2 ou 3 e dormir no barco mesmo. O valor varia de acordo com a escolha. Apesar do passeio não ser dos mais baratos, nós acreditamos que essa é a melhor maneira de conhecer as ilhas de Komodo.
Saiba mais sobre os dragões de Komodo
Como eu disse antes, o que torna essa viagem ainda mais especial é saber que só aqui você pode ver de perto um dragão de Komodo.
curiosidades: além do dragão só existir de fato em Komodo, há mais de 54 tipos de bactérias diferentes na boca dessa criatura.
Suas presas não morrem pela mordida, mas sim pela infecção causada pelas bactérias. Não sobra nem osso pra contar história e o dragão ainda pode atacar a própria espécie.
E sim, eles podem atacar humanos, por isso o passeio pela região só pode ser feito com guias florestais.
O que ver e fazer em Komodo e Flores
Vamos começar pelas principais atrações e conferir o que há nas 3 ilhas do Parque Nacional de Komodo:
Komodo Island
Chegando nessa ilha, você pode escolher fazer 3 tipos de trilha: curta, média e longa. A duração é de 1h, 1h30 e 2h respectivamente.
Em junho é a época que começa a ficar mais difícil ver os dragões de Komodo, que começam a se esconder para o acasalamento.
Rinca Island (Loh Buaya)
Parecida com a ilha anterior, a Rinca Island também tem 3 trilhas diferentes para você escolher. Os dragões costumam ficar mais nas redondezas das casas dos guardas florestais, pois eles são atraídos pelo cheiro da cozinha.
A trilha média tem uma caminhada bem tranquila que dura cerca de 1h20, além de vários dragões, ainda você pode ver crocodilos, búfalos, macacos, cobras, porcos selvagens e veados. Lindo demais!
Padar Island
Nessa ilha também é possível ver os dragões de Komodo, mas o que mais chama atenção é o visual. Prepare o fôlego para a subida: são pelo menos 30 minutos de subida íngreme para chegar ao topo e ser recompensado com uma das vistas mais bonitas da Indonésia.
O que fazer além de visitar as ilhas de Komodo, Rinca e Padar
Nem tudo se resume aos dragões de Komodo. Na verdade, essa região é linda e há mais um monte de coisas legais para se fazer.
O ideal é fechar um tour de 2 ou 3 dias que combine o passeio às ilhas com outras atividades.
Fazer mergulho e snorkel em águas cristalinas
A diversidade de corais e a visibilidade na água azul são impressionantes, parece um mergulho num aquário!
Pra quem não curte mergulho, nem pense em desanimar. Existem diversos pontos onde o snorkel dá conta maravilhosamente do recado, os dois e valem a pena se jogar. A água ainda colabora e fica nos 28 graus, isso quer dizer: QUENTE!
Aproveitar a paisagem única de uma Pink Beach
Uma praia com areia rosa de verdade. Sem photoshop, sem multidão, com mar calmo e água azul turquesa.
Sim, aqui você encontra. Na verdade, não encontra apenas uma: são no total 22 praias de areia rosa na região. Existe uma Pink Beach “oficial”. Você tem que garantir umas horinhas pra curtir uma dessas praias. Afinal, não é todo dia nem em todo lugar que você terá a chance de ir a uma Pink Beach!
Assistir ao show de Raposas gigantes voadoras (flying foxes) com o pôr do sol
Todo santo dia acontece um show lindo em Pulau Kalong, uma ilha dessa região: milhares de morcegos da espécie raposas gigantes (flying foxes) sobrevoam a região, migrando de uma ilha para outra durante o pôr do sol.
Esse morcego é o maior de todos, podendo chegar até 1,50m de ponta a ponta das asas e pesar pouco mais de 1kg. É uma daquelas cenas únicas da vida pra assistir de camarote!
Relaxar em Labuan Bajo
Labuan Bajo é a principal cidade da região, a oeste da Ilha de Flores. Antigamente era uma simples vila de pescadores, mas o turismo cresceu e a cidade se tornou o principal ponto de partida dos tours para as Ilhas de Komodo, Rinca e Padar.
Apesar de atrair cada vez mais viajantes devido a sua localização estratégica, Labuan Bajo ainda se mantém num ritmo lento e com uma certa cara de vilarejo.
Como chegar em Komodo
O aeroporto de Komodo fica a apenas 1km de Labuan Bajo, a cidade base para quem quer explorar a região. Há cerca de 4 voos diários chegando de Bali.
Dá pra chegar também via marítima, mas o caminho vai ser bem demorado e não é muito recomendado. Outra alternativa a NÃO se considerar é fazer a travessia de barco entre Lombok e Flores, fiquei sabendo que as condições não são boas e que acidentes acontecem com frequência.
Labuan Bajo é bem pequena e é fácil de se circular a pé por lá.
Quando ir para Komodo
A melhor época para visitar a Ilha de Komodo é entre Abril e Junho, ou ainda entre Setembro e Novembro. Julho é altíssima temporada, espere pagar mais caro e encontrar praias e pontos de mergulho cheios de barco.
Evite a estação chuvosa, que vai de janeiro a março. Alguns passeios são suspensos nessa época devido às chuvas fortes
e ao mar agitado.
Quanto tempo ficar em Komodo
Considero que o tempo mínimo para curtir as ilhas de Komodo são dois dias cheios, que serão ocupados com os tours de barco para explorar as ilhas. Porém, esse tempo não é suficiente para conhecer as principais atrações e curtir as ilhas.
O ideal é você ter tempo suficiente para fazer os passeios pelas ilhas, mergulhos, snorkel, trilhas para ver os dragões, assistir o pôr do sol e tudo que tem direito!
Dica Extra.
Conheça também Nusa Penida uma linda ilha da Indonésia.