Nusa Penida é uma ilha da Indonésia, situada ao largo da costa sudeste de Bali, no arquipélago das Pequenas Ilhas da Sonda. O distrito, que também inclui as ilhas vizinhas mais pequenas de Nusa Lembongan e Nusa Ceningan, tem 202,6 km² de área e em 2010 tinha 45 178 habitantes. Nusa Penida é uma ilha que fica a cerca de uma hora de ferry saindo de Bali. E se você está pensando em visitar Bali, eu definitivamente te aconselho a passar uns dias em Nusa Penida, você não irá se arrepender. A ilha de Nusa Penida é muito conhecida por seus mirantes épicos e atividades de observação da vida aquática. É um lugar para fugir um pouco da loucura de Bali e recarregar as energias. Ir de Bali para Nusa Penida é bem simples, mas é interessante se atentar a alguns aspectos e já vou deixar tudo detalhado para vocês. Primeiro que os ferrys saem de uma praia chamada Sanur, e como você já deve saber é que Bali tem um trânsito louco. Dependendo da região onde você estará hospedado, eu recomendo no dia anterior para a região chamada Sanur e se hospedar por lá para, na manhã seguinte, pegar o ferry com tranquilidade. você pode sair de Ubud no dia anterior e se hospedar em uma pousada simples e baratinha em Sanur. É legal porque, além de ficar despreocupado com o horário do embarque, ainda você conhece uma praia bem local.
O embarque do ferry é muito bem organizado e sai do porto de Sanur. Existem vários horários de embarque e recomendo já ir cedo, pois além da maré estar mais tranquila, poderá aproveitar mais Nusa Penida.
É de lá também que saem ferrys para outras ilhas, como as ilhas Gili.
COMO COMPRAR O BILHETE DO FERRY
Em toda a Bali você encontrará lugares vendendo os transfers para as ilhas, são muitas agências de turismo que vendem, porém, a maioria cobra um preço mais elevado, que pode custar o dobro do preço comprando online.
Existem alguns sites que vendem os bilhetes, os valores podem variar um pouco, mas um valor muito bom ficará em torno de 130 mil rúpias (aproximadamente 50 reais) por trecho.
Recomendo comprar com antecedência pois os ferrys vão sempre cheios.
Outro ponto a se atentar é o local de desembarque em Nusa Penida, pois há mais de um porto.
A dica é olhar no mapa onde sua hospedagem fica e ver qual porto fica mais próximo, pois a ilha é bem grande. Taxis são comuns e fáceis de encontrar, mas acredito que o valor para quem chega com malas pode ser um pouco inflacionado.
Importante, ao chegar na ilha, é cobrada uma taxa de turismo de 25 mil rúpias (cerca de 9 reais). Essa taxa só pode ser paga em espécie.
Com certeza a melhor opção para quem se hospeda em Nusa Penida é alugar uma scooter. E não deixe de negociar, porque o preço sempre pode ficar melhor. Entretanto, devo alertar que é preciso cuidado para dirigir pela ilha, as estradas são estreitas, as vezes esburacadas e com várias subidas e descidas. E as motinhos, nem sempre são as mais conservadas.
Mas com cuidado, ter uma motinho na ilha é uma forma barata, fácil e divertida de se locomover. E por todos os lados vocês encontram quem alugue.
SNORKELING COM MANTA RAIA
Uma atividade muito comum em Nusa Penida é o passeio que te leva para nadar com as Manta Raias, e aqui elas não são qualquer manta raia não, essa espécie da região tem uma média de 5 metros, ou seja, são gigantes.
CRYSTAL BAY BEACH
É uma praia com areia branquinha, restaurantes, guarda-sóis, mar com um azul incrível e uma paisagem perfeita, a Crystal Bay.
Em Nusa Penida você irá perceber que não há muitas praias para banho, como essa. Muitos são lugares de observação ou algumas praias tem plantação de algas.
Então se você quiser curtir praia mesmo, a minha recomendação é a Crystal Bay.
DIAMOND BEACH
É uma das paisagens mais lindas que já vi na minha vida, é um daqueles lugares em que você olha e fica completamente hipnotizado com a beleza.
A entrada é cobrada e custa 35 mil rúpias por pessoa (cerca de 12 reais). Na entrada tem um café com mesinhas e uma vista legal também.
Existe uma escadaria (bem famosa) que te leva para a praia. A vista do alto é mais bonita, claro, mas recomendo descer e pisar na areia desse lugar abençoado.
E não adianta ir com roupa de banho porque é proibido entrar na água (o mar é bem agitado por lá). Apenas contemple a paisagem.
KELINGKING BEACH
Kelingking Beach, apelidada carinhosamente de T-rex Bay, por sua formação rochosa lembrar um tiranossauro.
A pequena caminhada do estacionamento ao ponto principal é repleta de mercadinhos, lojinhas e cafés. Isso já mostra a quantidade de visitantes diários no local.
A vista do local é estonteante, o contraste do verde que cobre a formação rochosa contrasta com os tons absurdos de azul do mar e o branco das ondas, tudo isso protegido por imensos paredões. E sem contar que, de cima, é possível avistar tartarugas nadando.
É possível descer até a praia, mas fica o alerta para descer com cuidado, pois a escadaria, além de bem cansativa, é bem perigosa.
ANGELS BILLABONG
Angels Billabong, outro lugar muito visitado, Billabong é um termo que descreve uma piscina natural no oceano.
É uma formação rochosa que nos faz pensar que estamos em outro planeta, e adicione a isso uma fenda no oceano, onde uma piscina natural se forma, com contrastes de azul e verde, com ondas gigantes que, de tempo em tempo a invadem. Um espetáculo da natureza.
Tomem muito cuidado. O lugar já coleciona diversas histórias mortais de pessoas que se arriscaram e foram levadas pelas ondas que, chegam de repente, e são gigantes.